https://informatica-livre.s3.us-east-2.amazonaws.com/passeios-picinguaba/artigos/1/ilha-das-couves-16371120907764.jpg

Ao chegar na ilha você verá uma área de 64,5 hectares de Mata Atlântica intacta em um local quase inexplorado pelo homem. A ilha oferece duas praias paradisíacas, de areia branca e águas claras, ambas praticamente desertas e frequentadas por poucos banhistas e mergulhadores, que se aproveitam dos costões rochosos que a ilha oferece. 

Além das duas belas praias, a Ilha das Couves oferece algumas atrações para quem está em busca de aventura. A trilha até o topo da ilha é de nível médio e pode ser feita em uma manhã. O caminho é repleto de mata atlântica, além das formações rochosas que compõe a ilha e a vista do topo vale a caminhada.

Não existem guias na ilha para realizar a trilha, por isso é recomendável fazer o trajeto com uma pessoa que já está familiarizada com o local e suas dificuldades.

As águas claras e quentes da Ilha das Couves também oferecem ótimas condições para nadar, fazer passeios de barco e nos últimos anos se tornou um paraíso para os praticantes do mergulho.

A ilha possui vários pontos ótimos para a prática do esporte, como a paredinha das miriquites, o parcelzinho, costão de fora, recreio das borboletas e a face oeste do ilhote das couves. Todos eles apresentam uma excelente profundidade de até 15 metros e uma ótima visibilidade, que permite apreciar as belezas da vida marítima da ilha, como corais, cérebros, esponjas, budiões, salemas, borboletas, frades, arraias e garoupas. Na face sul da ilha, você também irá se deparar com peixes de passagem como robalos, caranhas, anchovas e cavalas.

A baixa profundidade aliada a ótima visibilidade fazem da ilha um local perfeito para quem quer aprender a mergulhar. 

Por se tratar de uma praia deserta, a Ilha das Couves não possui campings nem pousadas. Não é proibido acampar na ilha, mas a prática não é recomendada, afinal, a ilha não possui nenhum lugar para alimentação e não oferece água potável.

A Ilha das Couves e a Praia de Picinguaba em Ubatuba são alguns dos poucos lugares do litoral paulista que ainda não sofreram com a ação do homem, Visitar esses lugares é um presente, afinal, as belezas da natureza não tem sobrevivido muito tempo para contar a história.