https://informatica-livre.s3.us-east-2.amazonaws.com/passeios-picinguaba/artigos/2/picinguaba-16371125513824.jpg

Picinguaba , em tupi-guarani significa " Refúgio dos Peixes", criada em meados do século XVIIII , local que fascina entre o mar e a montanha, com gaivotas e coloridas canoas.

Praia tranquila de areias claras, águas verdes e calmas, abriga uma colônia tradicional de Pescadores e é tombada pelo Patrimônio Histórico. Há também muitas casas de veraneio.

Podemos destacar alguns passeios e pontos turísticos de Picinguaba como a Pedra da Tartaruga,os passeios de barco às ilhas : Comprida , Carapuça e Couves além de pesca, trilhas na floresta e mergulho.Existem também, bares e quiosques na praia.

Outra opção é a trilha do Picadão da Barra , considerada uma das mais tradicionais de Ubatuba, com início próximo à entrada da Praia de Pincinguaba ( BR 101 ), chegando até a foz do Rio das Bicas. Passeio que leva aproximadamente duas horas. Lembrando que é imprescindível o acompanhamento de guias capacitados para que o passeio seja feito sem maiores preocupações, a não ser a de aproveitar ao máximo a beleza do local .

Vegetação exuberante em meio a manguezais, cachoeiras e suas cinco praias nas quais duas delas são habitadas por vilas de pescadores, Picinguaba e Camburi. As praias de destaque são a Brava da Almada com acesso a pé em meio a árvores centenárias, além de ser boa para surfe; Praia da Fazenda, de mar calmo, ótima para banhistas; Praia da Vila, Praia Brava do Camburi, que é excelente para surfe e pode-se chegar a pé descendo uma verdadeira piranbeira e a Praia do Camburi, onde próximo à estrada existe uma lindíssima cachoeira.(foto)

Pode-se visitar a Casa da Farinha, no Sertão da Fazenda Picinguaba, construída na década de 50 e reformada em 86. Ela fora reconstruída sobre um antigo engenho de cana-de-açúcar, utilizada no final do século, por imigrantes italianos.